14 de julho de 2009

Assunto Sério?



Estava eu na longerrima fila pra assistir uma peça juntamente com minha prima e um cara chamou minha atenção,ele tava sozinho.ate que chegou o momento que puxei conversa,e foi ótimo surgiram variados assuntos,até porque esperamos 2horas na fila.Mas como tudo que é bom dura pouco, acabamos chegando no assunto religião...me deparei com um agnóstico.Adoreii,meu humor tava perfeito pro momento..

Futebol e religião são dois assuntos que provocam reações fortes(e provocou!),não importa como você os aborda.Nos dois casos você esta lidando com paixões humanas,num terreno em que muitas vezes a razão tem que ceder à cautela e o distanciamento critico pode ser um risco.Claro que a analogia não vai muito mais longe do que isso.

A paixão pelo futebol é profana(?!),pode envolver questões de vida e morte,mas sempre chega ao limite da sua significância,e mesmo pra quem o futebol é tudo na vida ,nunca será mais do que do que apenas futebol(nem venha contestar!kkk).

Já a religião tem a ver com as ultimas questões das pessoas,sua relação com sua própria finitude e o mistério de ser,sua necessidade de sentido e redenção.Um agnóstico,que literalmente só sabe que nunca saberá,deve se mover nesse terreno com algum melindre e nenhuma,nenhuma superioridade.

Quem mais precisa de humildade cristã é o incrédulo,diante das certezas e majestades da fé. Às vezes me pergunto – e não me respondo,porque não falo com gente doida direto!- O que seria do brasileiro sem futebol? E o que seria da humanidade sem religião?

E fica em aberto...

40 comentários:

Mateus Araujo disse...

Fatão.Indiscutível.
És ótima nas observações, nas reflexões e melhor ainda na escrita!

Bjo Nathy
*_*

Elizeu Soares disse...

Nossa você colocou duas grandes questôes em ação...O futebol é um espote que pelo omenos amaioria gosta de jogar, que muitas da vezes vai virando um deus...A religião na vidade vai em busca do encontro com Deus na nossa vida!
Fica na paz...

Atreyu disse...

Quase ia parar numa fogueira uma vez por causa disso!!! =0

Thaís A. disse...

UHAEUSHE, se não fosse o futebol, o Brasil nem seria conhecido. Exagero, tá. Mas é um pouco vai :B

adenilson disse...

sem futebol os homens iriam gostar d baskette
e sem religiaõ iriamos todos adorar fast food´s
resumindo
virariamos estadonidenses...
aoisjoiasjoaisjioasjas

ótimo texto linda
parabens

bom atualizei o blog e postei as respostas das bandas lá..
brigado por ter colaborado lá e sempre será bm vind...

www.bocadekabide.blogspot.com

abraço e ótima quarta

Kamilla Barcelos disse...

Falar de religião e futebol só dá discussão quando há falta de humildade, um achando q é melhor do q outro.

Ana Cristina disse...

Oi! Valeu mesmo pela visita e que bom que você gostou do meu novo espaço, volte sempre ok?!
Bejão!
Seu blog e seu texto estão maravilhosos!

Beatrix disse...

Futebol e religião.São dois assuntos que eu risquei da minha lista de temas pra conversas com amigos/colegas...mas sempre tem alguem que traz esse assunto a tona e sempre sai briga com quem o usa..por isso eu tento ficar o maximo possivel de fora.. =x

Stephanie Pereira disse...

acho q nao seria grande coisa...

Ivi Derzi disse...

Suas críticas são as melhores...
É verdade, o que seria do brasileiro sem a fé e da humanidade sem religião? Acho que seria uma falta de paixão enorme, sem bate boca, sem opiniões...
Menina, adorei a foto, vc é linda!

Beijo =*

Anônimo disse...

friend se quiser envia seus links aqui oh:

www.linkirado.com.br

é um novo projeto meu e do bianco

Thiago Laurentino disse...

É verdade, você tratou do assunto muito bem, adorei! Mas em certas situações eu prefiro nem tocar no assunto de religião e futebol, dependendo da pessoa é claro, até pq não gosto de pessoas que falam demais em religião e principalmente pessoas que amam futebol acima de tudo. rs

Ryan Zamperlini disse...

Sempre que eu quero brigar com um amigo chamado Cadu, eu falo com ele sobre religião! Ele vira uma onça...

Futebol?
Indiferente para mim!
Viva ao Voley e as corridas automobilisticas!

Elton Alves do Nascimento disse...

Eu sinceramente acho que sem religião seria melhor, e sem moralismo também...
Ou não, né? Não daria pra ir contra as religiões e o moralismo se eles não existissem, tudo seria liberadão e não teria graça...

Anônimo disse...

Dificil de responder.
Não tenho algo formado sobre futebol
POrque não gosto.Mas a questão da religia implica-me um pouco.Somos uma nação ecessivamente cheias de de religião mas vazias de Deus.Então religião por reigião serve pra alguma coisa?

Gostei do blog.
Beijos.

Anônimo disse...

Os assuntos mais problemáticos que existem: Religião, Futebol e Política!
Todas as vezes que eu entrei numa conversa assim acabou em briga! aushaush
Mas acho melhor respeitar em silêncio eles né?! Cada um com sua opinião! iajsiajsiajs



Beeijos!

Eu, Thiago Assis disse...

Eu não diria que sempre futebol é apenas futebol..
Tem muita paixão e muito dinheiro envolvidos, o que acabam o tornando religião ou negócio, dependendo de quem for. ^^

Essas perguntas finais vão sempre ficar em aberto.. huauhuhauhauha

Rafael Sperling disse...

É, eu não gosto de falar de religião com pessoas estranhas. Acaba sempre gerando algum atrito, se vocês são de religiões diferentes... Especialmente se a outra pessoa for de uma visão religiosa que "rejeita" outras religiões, ou que rejeita especialmete a sua...
Bjs

@febrandao disse...

rs...
verdade! Futebol e religião são dois assunto que gera polêmica (pra não dizer, briga)

uhsuhhss Mesmo assim, adoro falar de ambos.

:)

Belo texto!

Ryan Zamperlini disse...

O domínio do meu blog mudou! Agora é:

ryanzamperlini.blogspot.com

Se você me tem add na sua lista de blogs amigos, mude por favor!

thanksss ;D

Fanny Mello disse...

Nossa, ótimo texto... Dois assuntos que todo mundo quer estar com a razão.

Futebol pra mi é um assunto resolvido, não torço pra time nenhum e nem toco muito nesse assunto.

religião é um assunto que eu tenho que tratar quase todos os dias, e aprender cada dia como ter mais cautela e ser mais obijetiva...


Bom, é isso aí... Bijus Flor^^!

Thaís. disse...

Vc sabe como me fazer refletir. Sempre!
:)

Beijo, flor. E mais outro! :*

Wevertton disse...

Adorei o texto, efim adorei o blog.
É verdade Futebol e religião são dois assunto que gera polêmica!!!

Tô seguindo Okay?? Se der passa la no meu blog!

Marcela disse...

É, religião, futebol EEEEEEEEE política... Causam brigas as vezes. Mas a intolerância faz parte, acho que é até natural a pessoa querer defender seu ponto de vista, mas sempre tem aquelas que defendem DEMAIS.

Rebeca disse...

Gente eu odeio discutir religiao! Sempre saio irritada ou acabo deixando a pessoa irritada!
E odeio filas de 2h tambem! Hahahaha

beijinhos :)

Ná Lima disse...

Isso é fato mesmo, duas coisas diferentes mais que as pessoas dão muita importancia...

Fiquei até assustada com o titulo, Assunto Serio.. nunca vi um post tão serio aqui q eu não ri muito..
hahahaha

Varda disse...

Nem tenho religião,prefiro não discutir...

;*

Wevertton disse...

Passei pra agradecer a passadinha pelo meu blog. Ate pq ja comentei nesse post!!

Se tu puder, torne-se seguidora la. Ah eu postei de novo, dpois se puder da uma passadinh la

BjooÔ

João Bertonie disse...

Você falou sobre o quê é falar acerca de futebol e religião e acabou sem falar o quê ele te falou. Bem, são dois assuntos delicados mas precisamos continuamente discuti-los. Ah, você escreve bem, mas presta bastante atenção na pontuação, ok phpha? Depois de uma vírgula, insere-se um espaço, assim como parênteses e hífens, depois de um ponto, espaço e letra maiúscula. Desculpa pela correção, mas estudante ajuda estudante, e blogueiro ajuda blogueiro, não? :D



beigos mil

Anônimo disse...

uahsahsu... Blog Maneiroo;;

kk.. vc é uma ondaa :P

abraço.

Hadassah disse...

Já passei por algumas situações parecidas, tem vez que é desagradavel. Mas acho que precisamos estar preparados para sermos o mais equilibrados dentro do possivél, afinal sempre vai ter gente falando de futebol e religião. não tem como. rs:)

Ana disse...

Eu não sei o que seria da humanidade sem religião, naquelas épocas da Idade Média em que todas aquelas tragédia eram feitas em nome de Deus ! Boa pergunta...

Quanto tempo não venho aqui ;o

Beeijo ;*

Daniel Savio disse...

Bem, você discutiram e tal, mas o que vocês disseram?

Fique com Deus, menina Nathália Monte.
Um abraço.

Anônimo disse...

verdade sao dois assuntos que nao se descutem
bom dia amore
pow demorei tanto pra vir aki neh
mas voltei

Mari disse...

Tinha q ser futebol.. affs
beijinhuus

Marina Melo disse...

A humanidade sem religião eu posso imaginar...mas o Brasil sem futebol, não mesmo!

beijos!

Anônimo disse...

Cara, eu travo bonito quando o assunto é religião... Já o futebol, mero jogo... Não gosto muito~

Beijo~=D

Nathália E. disse...

Sou agnóstica e na minha humilde opinião a humanidade seria muito melhor sem a RELIGIÃO. Pois ao meu ver, esta é invenção do homem e o homem é extremamente falho.

Agora, sem a FÉ a humanidade estaria de fato perdida.

Beijo.

Jairo Borges disse...

Acredito na grandeza da fé e na superioridade de Deus, sou totalmente anti nietzsche, mas adoro ele por que me indaga! Abçs!

Anônimo disse...

Eu sou católica e religião é uma das minhas bases, como pessoa. Mas não levo nada a ponto de ser fanática, acho que cada um acredita no que quer.

Futebol? ARGH! Meu negócio é só judô mesmo :D

Beijos