1 de março de 2009

Liberdade de hj

No fim do século XIX, as mulheres se contorciam em ataques histéricos, pela repressão vitoriana. A paranóia se espalhou entre as duas guerras mundiais. O desespero e o absurdismo tomaram o mundo pensante após a Segunda Guerra, porque depois de Auschwitz tudo era possível. Qual será a loucura típica de hoje, aqui e no mundo? Aqui no Brasil, a loucura de hoje é imperceptível. Este clima geral dispersivo, pagodeiro, gargalhante, desreprimido parece liberdade, mas não é.


Mas e nós?Temos hoje liberdade para desejar o quê?

Não é estranho? Viramos um grande "pagodão" e não adianta racionalizar e dizer que é "legal". Não é. É uma bosta.


As paixões passaram há durar o tempo entre duas reportagens de Caras. O amor é um pretexto para a orgia de troca-trocas narcisistas. O casamento virou um arcaísmo careta. O sexo, uma competição de eficiência (inventaram pílula da paixão pow!!). Onde está a sutileza calma dos erotismos delicados? Onde, o refinamento poético do êxtase? Nada. No sexo, o desejo é virar máquina e atingir o desempenho perfeito, o orgasmo definitivo.


O mal ficou banalizado e o bem, um luxo ridículo, quase uma vaidade, um hobby. Estamos nos acostumando a isso. Pior que a violência é o acostumamento com a violência. Não é nem cinismo; é tédio. Há um sentimento difuso de que não podemos fazer nada, o que gera o sucesso dos evangélicos tipo Igreja Universal e o perigo de populismos fascistóides.


Restam algumas esperanças!! Não podemos continuar aceitando tudo, num conformismo cínico e individualista.


# pessoal obrigada pelos selos!!beijO

8 comentários:

Anônimo disse...

É verdade, ainda há tempo de mudar. O tempo ficou louco? Ou será que fomos nós? Esse conformismo exarcebado está nos levando a esquecer do que realmente importa, o essencial.

Bjim*

Ryan Zamperlini disse...

Se me permite, quero chamar atenção a uma possível generalização! Grande parte da sociedade possui esses tipos de atitude, mas não são todas! Me atrevo a dizer que 60% das pessoas são assim, 40% não. Apenas uma oposição a toda essa idéia de que o mundo está corrompido... Ainda posto sobre este assunto!

Isto é passível de pesquisa e gostei do tema...

beijo

Unknown disse...

Meu amigo....fico muito agradecido por vc ter participado da Maquina do tempo no Entrando Numa Fria..momentos esses unicos de aprendizagem.....agradeço por tudo...e por se fazer presente sempre...

Bom concordo com o Ryan..é um tema a se descutir ja que no mundo de hoje a maioria vive assim....

Varda disse...

Vc anda meio revolado com o curso que o sexo,amor e essas coisas estão indo,neH?

Thaís A. disse...

O mundo está ficando cada vez mais pior :x

Nanda disse...

deixei dois selinhos pra vc no meu blogger ^^
bjs

Daniel Savio disse...

Concordo contigo senhorita Nathália, pois no final das contas somos loucos e aceitamos essa loucura cada vez mais...

Fique com Deus, menina.
Um abraço.

Beth Balanço disse...

caraca,
você escreve muito guria :D

beijoones flor :*